MULHERES NA PANDEMIA – EPISÓDIO 5 – MULHERES FEMINISTAS

MulheresnaPandemia,

MULHERES NA PANDEMIA EPISÓDIO 5 – MULHERES FEMINISTAS

FEMINISMO NO BRASILNeste sábado iremos falar da história do feminismo no Brasil. Para isso, iremos ouvir as experiências e as grandes lições de duas mulheres incríveis que fizeram parte desta história, Silvia Pimentel e Ana Vincentini.Ao falar de feminismo, é preciso entender como chegamos até aqui, resgatarmos o processo de lutas de mulheres que nos abriram caminhos e pensaram o feminismo antes de nós.Segundo Audre Lorde: “Eu não sou livre, enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas”.Para compreender o presente, pensar o futuro, é preciso entender o passado. Neste momento de retrocessos de direitos, de diminuição de políticas públicas para as mulheres e de aumento da violência de gênero e raça, nunca foi tão urgente a articulação de uma reação política organizada para lutarmos pelos direitos das mulheres e pela igualdade de gênero, raça e classe.Deste modo, convidamos todas e todos para este bate-papo com Silvia Pimentel e Ana Vincentini, sobre a conjuntura política e as estratégias de resistência das mulheres dentro de uma perspectiva interseccional.

Posted by Ana Laura Prates on Saturday, June 20, 2020

FEMINISMO NO BRASIL

Neste sábado iremos falar da história do feminismo no Brasil. Para isso, iremos ouvir as experiências e as grandes lições de duas mulheres incríveis que fizeram parte desta história, Silvia Pimentel e Ana Vincentini.
Ao falar de feminismo, é preciso entender como chegamos até aqui, resgatarmos o processo de lutas de mulheres que nos abriram caminhos e pensaram o feminismo antes de nós.
Segundo Audre Lorde: “Eu não sou livre, enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas”.
Para compreender o presente, pensar o futuro, é preciso entender o passado. Neste momento de retrocessos de direitos, de diminuição de políticas públicas para as mulheres e de aumento da violência de gênero e raça, nunca foi tão urgente a articulação de uma reação política organizada para lutarmos pelos direitos das mulheres e pela igualdade de gênero, raça e classe.
Deste modo, convidamos todas e todos para este bate-papo com Silvia Pimentel e Ana Vincentini, sobre a conjuntura política e as estratégias de resistência das mulheres dentro de uma perspectiva interseccional.