Nova edição de primeiro livro de contos de Daniel Osiecki já está no Catarse


Publicado em 2016, reedição sai pelo selo curitibano Vespeiro Edições

Estreias literárias geralmente são controversas. Ou pelo fato do autor e da autora acertarem a mão já no início, ou pelo fato de acontecer o que é de praxe: publicar no afã de ver seu nome na capa do primeiro livro e perceber que a publicação poderia ter ficado mais um tempo na gaveta. Ou por imaturidade, por falta de trabalho no texto, por simples questões de estilo, não importa, primeiras publicações tendem a ter essa carga de arrependimento mais tarde.

Daniel Osiecki, escritor e editor curitibano, publicou seu primeiro livro em 2009, e depois só voltou a publicar em 2016. Segundo o autor, esse hiato foi fundamental para o amadurecimento do texto. A primeira edição de Sob o signo da noite saiu pela Editora Penalux, e está esgotada.

Como Osiecki considera esse livro sua estreia literária, decidiu reeditar pelo seu próprio selo, a Vespeiro Edições, via financiamento coletivo pelo Catarse. A campanha está ainda na primeira semana, e está aberta por tempo indeterminado, mas o autor pretende finalizá-la até maio deste ano.

Sobre o livro

Sob o signo da noite é um volume de contos que apresenta uma unidade coesa, com uma espécie de leitmotiv que perpassa todo o livro. Um fator importante em Sob o signo… é o espaço, ou seja, Curitiba aparece nos contos como elemento fundamental nas narrativas, tão relevante quanto as personagens.

Porém, a Curitiba que Osiecki explora em Sob o signo da noite, não é a cidade arquetípica trevisaneana, e nem a cidade como cartão postal. A capital paranaense nos contos de Daniel é violenta, urbana, sombria, mas com uma espécie de elemento da náusea sartreana. Há vozes metafísicas dos becos, das ruelas, do Passeio Público à noite.

A segunda edição do livro terá capa dura e ilustrações do artista Carlos Garcia Fernandes.

Garanta um exemplar https://www.catarse.me/segunda_edicao_de_sob_o_signo_da_noite_de_daniel_osiecki_7e87?

Daniel Osiecki nasceu em Curitiba (PR), em 1983. Publicou os livros Atmosfera das grutas (2023), Veste-me em teu labirinto (2022), 27 episódios diante do espelho (2021), Fora de ordem (2021), Trilogia amarga (2019), Morre como em um vórtice de sombra (2019), fellis (2018), Sob o signo da noite (2016) e Abismo (2009)