3ª edição das atividades com Julia Raiz e Ronie Rodrigues propõe jogos de palavras para público da Casa da Leitura Vladimir Kozák
Com a proposta de descentralizar o acesso à formação em literatura, o ciclo de oficinas de criação literária “Palavra Brasil: jogos de escrita” ministradas porJulia Raiz e Ronie Rodrigues retoma as atividades com uma nova ação realizada na Casa da Leitura Vladimir Kozák, no bairro Uberaba. As dinâmicas da terceira edição começam no próximo sábado (28) e terão continuidade em 5 de outubro. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas por formulário on-line (https://forms.gle/MWMocT5oJidfELfS9) ou diretamente na casa de leitura.
O projeto “Palavra Brasil” explora temas como idioma, espaço e pertencimento por meio de jogos de criação transdisciplinares desenvolvidos e conduzidos por Julia Raiz e Ronie Rodrigues. As ações são convites para a experimentação da escrita literária feita de forma lúdica, curiosa, coletiva e prazerosa. O ponto de partida é a relação das pessoas participantes com o território chamado Brasil.
Olhar para as palavras
Para o redator e publicitário, Walfrit Schreiner, participante das primeiras edições da oficina, as atividades expandiram seu olhar para além do caráter funcional das palavras, o que significou olhar para elas como muito mais do que componentes de um texto. “Nesse processo, refletir sobre a conexão que a nossa história, a história do país em que moramos, e os desenvolvimentos da língua nesse processo, foi essencial para ajudar a mergulhar na proposta da oficina.”
Ele relembra que durante as dinâmicas, o grupo foi convidado a uma observação de expressões verbais, frases e placas por cenário urbano para utilizá-las em novas composições textuais. “Exploramos a ideia e a consciência de como a palavra por si só já é muito viva, e nos permite mesmo com pouco dizer muito”, recorda.
A pedagoga, pesquisadora e trabalhadora da imagem e do texto, Lucí A Guerra, também participou das primeiras oficinas. Ela conta que os jogos de escrita trouxeram reflexões sobre as armadilhas em torno da escrita, como a armadilha da “palavra certa” e da genialidade. Os procedimentos de escrita de “Palavra Brasil” que mais a tocaram foram os exercícios de restrição.
“Acredito que eles constroem um paradigma de criação que é criar e lidar com as condições que nos são oferecidas, com as condições para o acontecimento. É quase como se a escrita virasse uma conjuração, um feitiço do momento presente”, afirma Lucí.
O ciclo de oficinas segue até dezembro, com ações nos bairros Cajuru, Santo Inácio e Capão Raso.
Sobre as pessoas ministrantes
Julia Raiz (1991) é um dos grandes nomes da literatura contemporânea em Curitiba. Trabalhadora da escrita, tem sua atuação marcada pela criação e articulação coletiva. É doutora em literatura (UFPR) com recorte específico em estudos feministas da tradução. Publicou “p/ vc” (7Letras, 2019), “cidade menor” (editora Primata, 2020), “Terceiro mistério” (Lola Frita Lab, 2022) e “Metamorfoses do Sr. Ovídio” (editora Arte & Letra, 2022). Em 2023, “diário: a mulher e o cavalo”, seu livro de estreia, foi relançado pela Telaranha Edições.
Ronie Rodrigues (1985) é escritor e pesquisador em Dança Contemporânea. Atua como bailarino/pesquisador dos projetos/espetáculos “Pão com Linguiça”, “Cachaça sem rótulo”, “De maçãs e Cigarros” e “Swingnificado”. Já nas linhas da literatura, publicou “Apagar histórias com a língua (2020)” e “Roubar os mortos, lamber os vivos” (2023), ambos pela Editora Urutau. Em 2024, lançou o aclamado “João”, livro-performance também editado pela Telaranha.
Oficina-Palavra-Brasil-02-divulgação
Serviço:
“Palavra Brasil: jogos de escrita”
Com Julia Raiz e Ronie Rodrigues
PALAVRA III: Casa da Leitura Vladimir Kozák
Datas: 28/09 e 05/10 (sábados)
Horário: das 9h às 13h
Local: R. Padre Júlio Saavedra, 588 – Uberaba, Curitiba – PR
Vagas: 20 (vinte) por edição
Gratuita
Público-alvo: pessoas com mais de 16 anos interessadas em escrita
Inscrições: https://forms.gle/MWMocT5oJidfELfS9 ou pela casa de leitura
A participação nas oficinas está sujeita à seleção, conforme o limite de vagas disponíveis. Para mais informações, visite instagram.com/membranaliteraria ou envie um e-mail para [email protected].