O Amor e Outros Rumores


#CulturaEmCasa apresenta especial em homenagem ao Dia Nacional do Teatro – Plataforma conta com programação de 14 peças selecionadas para a data

A #CulturaEmCasa, plataforma de streaming e vídeo por demanda gerida pela Amigos da Arte, apresenta programação em comemoração ao Dia Nacional do Teatro (19 de setembro). São catorze peças selecionadas para homenagear os artistas das artes cênicas no Brasil. A data é comemorada desde 2017.

“O amor e outros rumores”, com Débora Falabella,  e “Aquilo de que não se pode falar”, dirigido por Vinícius Arneiro,  são as duas estreias da plataforma. A primeira é uma adaptação de Silvia Gomez aos três contos do escritor Murilo Rubião. A peça conta a história de três formas de amor, todas sem sucesso. “Aquilo de que não se pode falar” traz a história de um homem afastado do campo de batalha em decorrência de um quadro de esquizofrenia e que passa a dividir um quarto de pensão com Aristides, um homem surdo. O espetáculo está disponível em libras.

A plataforma celebra o Dia Nacional do Teatro  também por meio de musicais como os premiados “Se essa lua fosse minha”, que conta a história de dois povos rivais que dividem a mesma terra, e “Cargas d’água”, história de um menino do interior de Minas Gerais que é obrigado a enfrentar os medos e dar sentido à vida.

“Chopin ou o Tormento do Ideal”, com direção de José Possi Neto e a atriz Nathalia Timberg no elenco, fala dos 20 anos da vida e da obra do grande compositor e pianista polonês. E o conto “AGDA” de Hilda Hilst conta a história de uma mulher que rompe tabus e provoca a ira da comunidade onde vive.

A peça-palestra “Colônia”, eleita pelo jornal O Estado de S.Paulo uma das três melhores peças de 2018, também integra a relação de peças que podem ser assistidas por demanda da plataforma. O espetáculo cria conexões e promove reflexões sobre a condição colônia do Brasil e a história do “manicômio” Hospital Colônia de Barbacena onde 60 mil pessoas foram torturadas e mortas.

“A Moscou! Um Palimpsesto”, reescrita contemporânea do clássica “As Três Irmãs” de Anton Tchekhov, trata de um diálogo entre o teatro e a música, no qual quatro atrizes e dois  músicos se propõem a compor sua versão do drama. O espetáculo explora o tema da dificuldade de resistir à erosão da vida e dos sonhos pela ação do tempo.

“Paraíso Invisível”, “Bartbly”, “Começo do fim”, “Quando as máquinas param”, “Agreste” e “Condomínio Visniec” completam a programação especial.

Acesse a programação completa da plataforma em comemoração ao Dia Nacional do Teatro  aqui ou baixe o aplicativo disponível na  GoogleStore e AppleStore gratuitamente.

#CulturaEmCasa

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos.

A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.

Plataforma #CulturaEmCasa

www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

.

Foto: Divulgação