Explorando a intersecção entre literatura e HQ, a oficina é ministrada por Paulo Sandrini e Carol Sakura e acontece até 26 de outubro
Dia 27 de abril, a partir das 13h30, na Gibiteca de Curitiba, começa a Oficina Universo Dialógico – da Criação Literária à Adaptação para Quadrinhos. O projeto, que busca investigar os limites entre a escrita criativa e a arte sequencial das histórias em quadrinhos, será conduzida pelo escritor e doutor em Letras, Paulo Sandrini, e pela roteirista de HQ e doutora em Letras, Carol Sakura, e oferece oportunidade para que os alunos explorem a intersecção entre literatura e HQ e desenvolvam suas habilidades criativas. As aulas são gratuitas.
Segundo Paulo Sandrini, um dos idealizadores do projeto junto com Carol Sakura, a oficina visa desvendar as estratégias de construção ficcional, desde a análise de obras consagradas até a produção autoral, passando pela imersão na arte contemporânea e na rica literatura paranaense. “A oficina oferece aos participantes a oportunidade de imergir no universo da escrita criativa e da produção de quadrinhos, estimulando a sua criatividade e o aprimoramento de habilidades técnicas. Queremos promover o encontro entre diversas formas de expressão artística, fomentando o diálogo interdisciplinar e contribuindo para o surgimento de novos talentos na cena cultural de Curitiba”, explica.
Financiado pela Lei Municipal de Apoio e Incentivo à Cultura, a Oficina acontece até o dia 26 de outubro, contando com 24 encontros semanais, cada um com duração de 4 horas. Entre os temas abordados, Sakura conta que a oficina pretende apresentar as teorias da narrativa, da intermidialidade e a teoria da adaptação de histórias para roteiros de HQ, pontos importantes para a formação de novos autores e roteiristas. “Com uma proposta abrangente e acessível, a oficina vai fomentar a produção artística e literária em Curitiba, contribuindo para a formação de novos talentos e o enriquecimento cultural da comunidade. Cada encontro contará com abordagens teóricas e práticas, finalizando com a produção de um roteiro para HQ”, afirma.
Evento paralelo
Embora as inscrições para a Oficina Universo Dialógico – da Criação Literária à Adaptação para Quadrinhos já tenham sido encerradas, o projeto também conta com um bate-papo com o artista e quadrinista João Pinheiro. Tal encontro será aberto ao público e visa proporcionar experiências enriquecedoras entre profissionais consagrados e entusiastas da literatura e dos HQs. A data será confirmada em breve.
Sobre os ministrantes
Carol Sakura (@carol_sakura) é mestra e doutora em Letras pela UFPR. Atua como escritora e roteirista em projetos de animação, quadrinhos e literatura. Roteirista e diretora do curta-metragem “Apneia”, premiado como melhor filme no Festival de Gramado 2019 e finalista no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020. Seu primeiro curta-metragem como roteirista, “Gente Grande”, foi premiado no Green Nation Fest 2012. É autora do livro infantil “Anacleto, o balão” (2015) e do livro de contos “A batida dos dias” (2019), lançado pela Kafka Edições na coleção Geração PR10. Nos quadrinhos, foi roteirista da HQ “O filho mau” (2020), indicada ao HQMix. Desenvolveu roteiro para diversas publicações de quadrinhos como “A incrível casa de Remédios” (2022), “Se meu cão falasse tudo seria poesia” (2016), “Bocas Malditas: Curitiba e suas histórias de gelar o sangue” (2014), para a HQ “Barão do Serro Azul, Herói da Paz”(2021) e “Cidade Sorriso dos mortos-vivos” (2013) entre outras coletâneas. Um dos seus mais recentes trabalhos foi o roteiro adaptado do livro ANACLETO, O BALÃO (2023) para o cinema, onde também divide a direção com Walkir Fernandes.
Paulo Sandrini (@paulo_sandrini) é mestre e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Autor de vários livros, entre eles “O estranho hábito de dormir em pé”, “O Rei era assim”, “Exposição das tripas”, “Osculum obscenum” e “Peixes coloridos de alto-mar”. Participou de coletâneas no Brasil, Argentina, Peru e México (“15 Cuentos brasileños”, “90-00: Cuentos brasileños contemporáneos”, “Contos cruéis – as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea”, “Futuro Presente” e “Geração Zero Zero – fricções em rede”, entre outras). Ministra oficinas de criação literária desde 2007. É editor da Kafka Edições e músico compositor no duo Gabardine. Foi premiado nos concursos Paulo Leminski, Luiz Vilela e Outras Palavras.
Para mais informações acesse: @universo_dialogico
Serviço
Oficina Universo Dialógico – da Criação Literária à Adaptação para Quadrinhos
Data: 27 de abril a 26 de outubro – sempre aos sábados
Horário: 13h30min às 17h
Local: Gibiteca
Participação: Gratuita, mediante inscrição
Público: a partir dos 16 anos
Incentivo:
Pátio Batel, B.I. Imóveis, Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.
.
Fotos: Divulgação