SINOPSE
Um nobre aristocrata, um juiz e um bispo sequestram vários jovens para aplicar-lhes as mais terríveis torturas durante 120 dias. Ajudados pela Martina – uma sádica que narra diferentes histórias sobre a crueldade humana –, submetem os jovens raptados, que por sua vez dão voz aos mortos das ditaduras, guerras, genocídios… enfim, todas as vítimas do poder.
SOBRE A PEÇA
Inspirado na novela “Os 120 Dias de Sodoma”, do Marquês de Sade, o espetáculo se baseia em fatos reais para realizar uma viagem pela história da humilhação, do abuso de poder e da submissão, ou seja, pela própria história da humanidade.
A novela original trata de um grupo de gente poderosa (da Igreja, dos bancos, do poder político e judiciário) que sequestra vários jovens para torná-los prisioneiros. Nossa adaptação teatral foca na perversão humana, sobretudo aquela que está normalizada. Assim, temas como os feminicídios, as ditaduras, as guerras, a escravidão, os genocídios, o racismo, a LGBTfobia e o bullying são representados no palco, numa montagem inquietante e sem concessões.
Dos estupros coletivos na Índia, passando pelos massacres por motivos étnico-religiosos, até os assédios e abuso de poder nas artes (com depoimentos reais), “Os 120 Dias de Sodoma” propõe uma reflexão sombria, mas principalmente valente e honesta, sobre a sociedade e os seres humanos de todas as épocas.

A COMPANHIA
Aldea Cultural / Laboratorio 21 (Aldeia Cultural / Laboratório 21) é uma companhia de teatro boliviana fundada em dezembro de 2014, que realizou espetáculos como “A santa cruz de Sade”, “Morango e Chocolate”, “A Cor das Despedidas”, “Os 120 Dias de Sodoma” e “Ensaio Sobre o Vazio”, entre outros. Também se encarregou da produção e organização local de peças do elenco equatoriano Símurgh e das companhias brasileiras Satyros – a mais premiada do Brasil – e Grupo 3, da reconhecida atriz da Rede Globo Débora Falabella, que aceitou o convite para fazer a pré-estreia de “Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante” em Santa Cruz de la Sierra. No âmbito boliviano, Aldea colaborou ou realizou coproduções com os principais elencos do país: El Masticadero, Kiknteatr e Teatro de los Andes. Entre os projetos realizados pela companhia, se destaca a Trilogia Sade, integrada pelos espetáculos “A Filosofia na Alcoba”, “Justine & Juliette” e “Os 120 Dias de Sodoma”. Estes nasceram como resultado de uma extensa investigação sobre a obra do escritor Marquês de Sade. E também “Ensaio Sobre o Vazio”, uma montagem experimental que combina várias artes e cujo texto foi publicado e lançado na Feira Internacional do Livro de Santa Cruz, além de ter sido selecionada pelo Festival Ibero-Americano de Teatro Cumbre de las Américas 2023. Com uma nova versão e elenco renovado, “Os 120 Dias de Sodoma” retorna aos palcos, em um trabalho que reforça algumas das linhas de pesquisa da companhia: a docuficção, o uso de depoimentos e processos exaustivos de criação de imagens, com ênfase na experimentação, na transgressão, na performance e conteúdos e montagens não convencionais.
Imagens: Divulgação