Nessa terça (5), começa o Campeonato Mineiro feminino de vôlei. O torneio, com quatro times e três dias de duração, tem o Curitiba Vôlei como convidado. Na semana seguinte, as curitibanas estreiam na Superliga contra o SESC-RJ. Mas como vem a equipe para a temporada?
Relembrando:
Em 2018/19, o Curitiba Vôlei fez sua primeira temporada na principal divisão do vôlei brasileiro. Sob o comando de Clésio Prado e a liderança técnica de Valeskinha, Isabela Paquiardi e Priscila, as paranaenses fizeram uma boa campanha. Terminaram na oitava posição e foram eliminadas nas quartas de final pelo Minas, que viria a ser campeão da Superliga.
Em junho, foi anunciada a troca no comando técnico. Saiu Clésio Prado, chegou Durval Nunes, o Duda. O treinador foi auxiliar técnico do Minas na temporada passada, a do título. Depois, o Curitiba Vôlei foi ao mercado de atletas.

Trouxe a levantadora colombiana Maria Alejandra, atual vice-campeã pan-americana e sul-americana com sua seleção. No Brasil, já defendeu o São José dos Pinhais e estava no São Caetano temporada passada.
Também contratou a ponteira Vivi Braun, as centrais Claire e Mayara Santana, ex-Osasco; as levantadoras Bárbara e Liv Stephani; as ponteiras Dayse, do São Caetano, e Yasmin Lara, que estava nos Estados Unidos; além da oposta Sara Dias.
Por fim, assinou com a líbero Georgia Cattani. A atleta pensava em desistir da carreira, quando veio a proposta curitibana. “foi o cenário perfeito para que eu voltasse ao voleibol. Vou ficar perto dos meus pais, que moram em Curitiba, jogar na Superliga principal e ainda ter a oportunidade de conciliar esporte com estudos dentro da Universidade Positivo”, disse Georgia, que temporada passada estava no elenco campeão do Minas.

Foram mantidas na equipe Vivi Góes, Valeskinha, Mari Aquino, Aninha, Sabrina Machado e Talia. Mariana Galon também ficaria na equipe, mas uma doença cardíaca forçou a aposentadoria precoce da jogadora.
Preparação:
O Curitiba Vôlei começou os treinamentos por volta da metade do mês de junho. Nesse período, realizou três amistosos: Uma vitória por 3 sets a 1 contra o São José dos Pinhais, uma derrota e um empate contra o Sesc-RJ.
Nota: Em amistosos, as equipes geralmente negociam o número de sets a serem jogados. Por isso o empate em 2 a 2, que não acontece numa partida oficial. A mesma situação ocorreu nos dois outros duelos.
Nessa segunda (4), o Curitiba Vôlei terá novo amistoso, diante do atual campeão nacional Minas. E, entre terça e quinta (5-7), disputa o campeonato mineiro como convidado, ao lado dos atuais finalistas Praia Clube e Minas, além do Mackenzie.
A estreia será contra o Praia às 18h dessa terça; na quarta, o time enfrenta o Minas às 20h, encerrando a competição contra o Mackenzie, quinta-feira, às 18h.

As adversárias:
O Curitiba Vôlei vai novamente lutar por uma vaga nos play offs, entre a 5ª e a 8ª posição. Pelo menos é o que garante a coordenadora Gisele Miró. Daniel Bortoletto, especialista em vôlei e responsável pelo site Web Vôlei também tem a mesma expectativa, e coloca na briga equipes como São Paulo FC/Barueri, comandado por José Roberto Guimarães; Pinheiros, agora com Priscila Souza e Isabela Paquiardi; e o Fluminense, 7º colocado na Superliga passada.
No pelotão de frente, os favoritos Praia Clube, Minas, Osasco e Sesc-RJ. E o Curitiba Vôlei terá de enfrentar essas equipes pesadas nas primeiras rodadas. Estreia contra a equipe carioca, no ginásio da Universidade Positivo, próxima terça-feira (12), às 20h.
Na sequência, enfrenta o Sesi, em Bauru, e volta à Curitiba para encarar o Osasco, que está indo para a disputa da final do campeonato paulista. Depois, dois jogos duríssimos fora de casa, primeiro contra o Praia Clube e depois, contra o Minas. Ou seja, nas cinco primeiras rodadas, as curitibanas jogam contra as quatro principais favoritas.
Confira a Tabela da Superliga Feminina
Ainda estão na disputa da Superliga o Valinhos, São Caetano, Pinheiros, São Paulo/Barueri, Fluminense e Flamengo.
Onde ver:
Os jogos terão transmissão do SporTV e no Canal Vôlei Brasil. Além disso, a TV Cultura terá direito a passar um jogo por rodada. O Curitiba Vôlei recebe seus jogos sempre no ginásio da Universidade Positivo.

Confira o elenco completo do Curitiba Vôlei:
- Levantadoras: Maria Alejandra, Bárbara, Liv Stephania;
- Ponteiras: Talia, Dayse, Sabrina Machado, Vivi Braun, Yasmin;
- Opostas: Sara Dias;
- Centrais: Mari Aquino, Vivi Góes, Mayara Santana, Claire, Valeskinha;
- Líberos: Aninha e Georgia Cattani.
- Comissão técnica: Duda, (treinador), Tati Ribas (assistente técnica), Leandro Alves (auxiliar) e Renato Fonseca (preparador físico).