Nesta semana e na próxima, POEMODA celebra o pai do choro brasileiro, ERNESTO NAZARETH. Para isto, lançamos mão do precioso material disponível no site “Ernesto Nazareth – 150 anos”, numa tentativa de recorte da obra desse genial compositor brasileiro do final do século XIX e início do XX. Impossível abordar a imensa obra de Nazareth, a menos que se eleja um enfoque. Escolhemos a minuciosa biografia traçada pelo pesquisador Luiz Antonio de Almeida, aqui narrada na voz do pianista Alexandre Dias, curador do projeto 150 anos, e virtuoso intérprete da obra de Ernesto Nazareth. Essa leitura conduziu nosso olhar para o impressionante enredo da vida do compositor, marcada por tragédias, superações, produção profícua, atitudes corajosas e uma imensa generosidade. É, pois, o homem Ernesto Júlio Nazareth, nascido a 20 de março de 1863, no Rio de Janeiro, que Poemoda tenciona apresentar.
Ouviremos Nazareth em gravações históricas ao lado de outros intérpretes de sua obra instrumental. E também músicas que receberam letra e se transformaram em magníficas canções. Para este primeiro programa selecionamos a arte de:
Alaíde Costa, Alexandre Dias, Antonio Adolfo, Antonio Maugeri Sobrinho, Capiba, Catullo da Paixão Cearense, Elza Soares, Fábio Zanon, Jacob do Bandolim, João Carlos Assis Brasil, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Marco Antonio de Almeida, Maria Teresa Madeira, Ná Ozzetti, Nara Leão, Paulo Tapajós, Pedro Amorim, Trio Madeira Brasil, Vicente Celestino, Vinícius de Moraes, Zé Luiz Mazziotti.
Ouça “Poemoda, a canção em verso e prosa” na RÁDIO VOZ ONLINE de Lisboa. No Brasil é na quarta-feira. às nove da noite. Em Portugal, na quinta-feira, à uma da manhã. Estão todos convidados para o chat, durante a transmissão, no grupo “Poemoda – Ouvintes Online”!
…………………………………….
POEMODA, A CANÇÃO EM VERSO E PROSA
um programa de Etel Frota e Alan Romero