Poesia e desconstrução da linguagem em Cara a cara, de Marcoliva


O cantor e compositor de Santa Catarina Marcoliva lança o EP Cara a Cara,  com seis canções autorais será lançado neste domingo, 5/12

O EP com canções autorais de forte carga poética que flertam com a desconstrução da linguagem, neste domingo, dia 5 de dezembro. O disco com distribuição pelo Selo Café Maestro estará disponível nas mais de 30 plataformas de streaming musical, entre elas Deezer e Spotify.

Esse é o segundo EP lançado pelo artista neste período pandêmico. Estreou na carreira solo com Todos os Santos, em 2020. Marcoliva têm três livros publicados e cinco discos lançados em parceria com Tatiana Cobbett, com quem teve uma parceria de 18 anos.

Cara a cara, com composições de Marcoliva e direção musical de Rafael Calegari, traz seis canções com arranjos minimalistas, muita poesia e com olhar permanente na possibilidade de desconstrução da linguagem.

“Eu estou desvelando o que está por trás, a partir da própria palavra”, diz Marcoliva.

Conheça os videoclipes das músicas de Cara a cara:  https://linktr.ee/marcoliva

A conexão entre uma música e outra está no conceito que carregam: o do não eu, reforçando a  importância de olhar com empatia para o outro.

Embalados por uma forte pegada rítmica, as canções passeiam por diversos gêneros brasileiros como Samba, Pop e Milonga. Ou ou fala da finitude da vida; Chiaroescuro, do desejo de estar perto e do distanciamento de quem se ama; Acalanto faz refletir sobre olhar para si; Girassol de Julia é sobre a flor que floresce, que traz esperança;  Lixo, o Que?, sobre o lixo de forma literal e do lixo humano; e, por fim, Cara a cara fala sobre empatia, sobre abertura para se ver no outro.

A banda é composta por músicos que se destacam na cena musical catarinense. Nos vocais, junto a Marcoliva figuram nomes como Silvia Abelin, Aline Maciel e Angie Gastambide – também voice coaching neste trabalho. Rafael Calegari no baixo; Alexandre Damaria e Rodrigo Campos na percussão; e Rafael Meksenas na guitarra elétrica.

Fora da caixa

As músicas do EP são apresentadas de forma não convencional, com instrumentação norteada por uma concepção moderna e fora da caixa.

“Temos um samba e não usamos elementos tradicionais como o cavaquinho e o pandeiro, por exemplo. A gente fez um samba com cajon, contrabaixo acústico e guitarra, que não é tão usual na forma convencional de se fazer samba. Não usamos bateria neste disco, então criamos padrões pops com a percussão – timbal, surdo virado e moringa”, afirma Rafael Calegari, diretor musical.

Trocas artísticas na essência do Cara a cara

As trocas artísticas são uma marca forte de Cara a cara. Marcoliva contou com a parceria, nas letras, de Milu Leite em Acalanto para o Coração; de Dennis Radünz e Vinícius Alves em Ou ou; de Aline Maciel em Chiaroscuro, que também participa cantando; e de Christian Von Koenig em Girassol de Júlia. 

E a relação de brilhantes artistas catarinenses não para por aí. Natália Seeger e Blandnoa assinam o figurino; Denilson Antônio, o cenário; Monica Kukulka, a direção cênica; Cláudia Aguiyrre, Juliana Antonello, Isabella Graça e Stewart Polo, os videoclipes; Guto Campos, as imagens e fotografias, entre outros. A produção executiva é de Davi Tekle.

Para celebrar

Neste domingo (5), às 16h, será realizado o show Cara a cara, com Marcoliva, Rafael Meksenas e Fábio Carlesso, na terceira edição do Sarau dos Compositores de Florianópolis, e lançamento do videoclipe Acalanto para o Coração – direção de Cláudia Aguirre.

EP Cara a cara, de Marcoliva

A partir de 5/12, disponível em mais de 30 plataformas musicais.

Conheça os videoclipes das músicas de Cara a cara:  https://linktr.ee/marcoliva