A Prefeitura de Curitiba está promovendo cursos profissionalizantes gratuitos para auxiliar mulheres a ampliar sua atuação no mercado de trabalho. Atualmente, a cidade conta com 459 mil mulheres em empregos formais e elas representam 46% dos 210 mil Microempreendedores Individuais (MEIs).
Durante o mês de março, em celebração ao Dia da Mulher, duas das 38 turmas de cursos oferecidos pela Prefeitura serão exclusivas para elas: manutenção de eletrodomésticos de pequeno porte e Bora Empreender com Comida.
Além disso, mulheres lideram as inscrições em diversas capacitações nas áreas de beleza, estética e alimentação, promovidas pelo programa Liceu de Ofícios e Inovação. Entre os cursos oferecidos estão penteados e maquiagens para noivas, manicure e pedicure, modelagem de sobrancelhas, preparo de sushi e sashimi, bolos e tortas, salgados para festas e hambúrguer gourmet.
Qualificação para todos
Os cursos não são voltados apenas para mulheres. Qualquer pessoa pode participar das formações, que abrangem áreas como comércio e atendimento, informática e computação, relações do trabalho e logística.
As inscrições podem ser feitas pelo Portal Aprendere, e ao todo, são 686 vagas abertas para os cursos presenciais em março. As aulas são ministradas por especialistas do Liceu de Ofícios e Inovação e instituições parceiras, como a Electrolux, Senac/PR e CIEE.
O vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, destaca a importância da iniciativa.
“Curitiba tem ofertado emprego e também a condição da pessoa se qualificar para o mercado. Muitas vezes, as empresas não encontram mão de obra qualificada, e queremos corrigir isso com cursos de alta qualidade e gratuitos.”
Cada curso possui carga horária entre 4 e 45 horas/aula, com direito a certificação. No Portal Aprendere, os interessados podem verificar os requisitos específicos para cada qualificação, como idade mínima e escolaridade necessária.
Foto: Prefeitura Municipal de Curitiba.