São José dos Pinhais distribuiu o material para 100% da rede municipal de ensino.
A proposta é despertar o empreendedorismo por meio de histórias lúdicas e jogos interativos.
Incentivar a cultura empreendedora desde a infância. Com esse objetivo, o Sebrae/PR entregou à Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais (Semed) 22 mil gibis que contam histórias empreendedoras. São José dos Pinhais distribuiu o material para 100% da rede municipal de ensino.
A distribuição dos materiais foi realizada por meio de uma parceria entre a Semed de São José dos Pinhais com o Sebrae/PR e coincidiu com a volta às aulas presenciais no município. São duas publicações com histórias em quadrinhos que, além de entreter, visam incentivar a cultura empreendedora das crianças. O Sebrae considera a educação empreendedora como um ponto de desenvolvimento para qualquer município.
“Essa parceria vai proporcionar que 22 mil alunos recebam o material que vai, sem dúvidas, incentivá-los ao empreendedorismo. Para o Sebrae, a parceria com a Secretaria de Educação é estratégica, pois exerce um papel efetivo de sensibilizar e levar conteúdo para as comunidades, até mesmo para aqueles bairros que precisam de mais atenção”, explica Juliana Bacila, consultora do Sebrae/PR.
Segundo o secretário de Educação de São José dos Pinhais, Aldrian Matoso, é uma alegria receber o material, pois, na linha de educação transversal que contempla o empreendedorismo, os materiais ajudarão. “A pandemia serviu para mostrar para nós que o próprio mercado precisa se reinventar. Cada vez mais eu desejo que nossas crianças tenham a noção e saibam a importância do empreendedorismo, para assumirem suas vidas como protagonistas. Esse material ajuda a proporcionar isso”, garante.
Neste ano, os quadrinhos foram produzidos pelo Sebrae/PR com a colaboração de dois professores, que auxiliaram o enredo certificando que seria entregue o melhor material para os alunos. Diferente de 2020, quando foram desenvolvidos dois gibis, sendo um para o Ensino Fundamental I e outro para o Fundamental II, em 2021 foram criadas duas histórias dentro mesmo gibi, com objetivo de atender o Fundamental I e II com o mesmo material.
Volta às aulas
Segundo Aldrian, a volta às aulas presencialmente foi feita de maneira segura, seguindo protocolos rigorosos de segurança desenvolvedores em parceria com outras secretarias e órgãos representativos do Município e baseados nas decisões da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “O grande desafio agora é recuperarmos esse delay pedagógico que ficou durante esse tempo de aulas remotas. Tenho certeza que os profissionais da educação vão dar conta de recuperarmos o tempo perdido”, enfatiza o secretário.
Cultura empreendedora
Em 2021, serão distribuídos 80 mil quadrinhos para alunos do ensino público. Desses, 22 mil foram entregues em São José dos Pinhais. Cada gibi é entregue com um kit, que possui ainda um jogo interativo, com um tabuleiro e um dado a ser montado pelas crianças. Além disso, os professores também receberam um material de orientação, que inclui um vídeo do palestrante Marcos Meier, sobre como trabalhar o assunto dentro da sala de aula.
A ideia de cultura empreendedora é bem mais abrangente que a educação empreendedora, é como se fosse um guarda-chuva no qual a educação está dentro. “Começamos a implantar nas crianças que não é só a educação, começamos a levar o protagonismo, tudo que envolve o empreendedorismo, todas as características de um empreendedor. O empreendedorismo não diz respeito só a abrir uma empresa no futuro. Essas crianças podem ser intraempreendedoras, podem ser empreendedoras dentro de casa, dentro da empresa, o empreendedorismo não é só você trabalhar, mas sim gerar riqueza para todo o seu entorno”, explica Juliana Bacila.
O Sebrae oferta diversos conteúdos de educação empreendedora de forma online e gratuita. Para acessar, é necessário fazer o login no site e fazer um breve cadastro. Depois, é só selecionar a opção “cursos para ensinar” e escolher a metodologia desejada por nível de ensino.