Rafaela Silva e Mayra Aguiar conquistam ouro no judô – Boletim 15/07/2019

BoletimEsportivo

O fim de semana foi movimentado no mundo esportivo. Tivemos Liga das Nações de Vôlei, circuito mundial de vôlei de praia, campeões em Wimbledon, grandprix de judô e o início do Mundial de esportes aquáticos. Confira o resumo no boletim esportivo:

 

Dois  Ouros para o Brasil!

Mayra Aguiar (78kg) e a atual campeã olímpica Rafaela Silva (57kg) conquistaram a medalha de ouro em suas respectivas categorias na etapa de Budapest (Hungria) do Grandprix de judô. Mayra venceu na final a japonesa Ruika Sato, #7 do mundo, ao forçar três punições. Ela venceu duas lutas por ippon, incluindo a semifinal, e a primeira por waza-ari.

Com o resultado, Mayra volta a ser a primeira no ranking mundial.

 

Rafaela venceu na final Nova Gjakova, do Kosovo, com dois waza-ari. Ela também venceu com um waza-ari no golden score nas semifinais, e três lutas por ippon. Ela chega ao seu sexto pódio na temporada, depois de dois anos abaixo do esperado.

 

O Brasil também conquistou uma medalha de prata com Ketleyn Quadros  (63kg), que perdeu na final para a japonesa Masako Doi. No masculino, João Macedo (81kg) foi surpreendeu, chegando na final em uma categoria que contava com muitos favoritos. Ele enfrentou outra surpresa, o georgiano Tato Grigalashvili, e acabou sendo derrotado com dois waza-ari.

 

O Brasil terminou em 2º no quadro de medalhas do Grandprix, com dois ouros e duas pratas, perdendo apenas para o Japão, que fechou com cinco ouros e três pratas.

 

Três Medalhas no Vôlei de Praia!

Duas duplas brasileiras fizeram uma das semifinais em Gstaad, na Suíça. Maria Elisa e Carol Solberg venceram Ana Patrícia/Rebecca nas semifinais com duplo 21/16. Na final, acabaram derrotadas por Ross e Klineman, dos Estados Unidos, por 2 sets a 1 (15/21, 21/17 e 15/12). Ana Patrícia e Rebecca fecharam conquistando a medalha de bronze contra uma dupla da casa.

 

Com o resultado, Carol e Maria Elisa somam 810 pontos na corrida olímpica, chegando a 3.370 pontos. Ana e Rebecca lideram com 4.260. Elas conquistaram 720 pontos com o bronze na etapa de Gstaad.

 

No masculino, Evandro/Bruno Schmidt também ficaram com o bronze. Eles bateram os italianos Nicolai e Lupo por 2 sets a 1 (16/21, 21/17 e 15/12).

 

Ana Marcela Cunha em Tóquio:

Na maratona aquática de 10km, única prova olímpica da modalidade, Ana fechou na 5ª posição e foi uma das dez classificadas aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Viviane Jungblut acabou em 12ª. A chinesa Xin Xin fez uma prova tranquila para assumir a ponta apenas nos últimos metros da prova e vencer de forma espetacular.

 

Decepção na Liga das Nações:

O Brasil, dono da melhor campanha da primeira fase, sofreu com as recepções e teve um desempenho abaixo do esperado na fase final. Acabou derrotado pelos Estados Unidos por 3 sets a 2 na semifinal, e pela Polônia por 3 sets a 0. Os EUA perderam a final para a Rússia, 3 sets a 1.

 

Os Campeões em Wimbledon:

Simona Halep (6/2 e 6/2) fez uma partida incrível para liquidar Serena Williams em 55 minutos de jogo. Esse é o segundo título de slam da romena, o primeiro em Londres. A outra final de simples foi um pouco mais demorada: Novak Djokovic e Roger Federer precisaram de 4h57min para definir o título. Melhor para o sérvio, que venceu por 3 sets a 2 (7/6, 1/6, 7/6, 4/6 e 13/12 [tie-break]). Djokovic chega a 16 grand slams. Esse foi seu quarto título na grama sagrada de Wimbledon.