Após o lançamento de seu primeiro EP “Imensidão” o músico maranhense, radicado em Curitiba, Daniel Montelles, apresenta seu novo trabalho: Matriz.
Matriz nasce do desejo apaixonante do artista em trazer aos palcos as vozes das Marias de sua família, mulheres anônimas, mães, filhas, esposas, mães de santo, seus amores e os ventres de mulheres que lutaram e resistiram apesar da estrutura social e financeira.
Nascido em São Luís do Maranhão, Daniel cresceu no seio matriarcal de sua família paterna. Aprendeu a ler e escrever com sua avó Maria Dulcey e teve sua mãe Lucia, cabeleireira e manicure sua fonte de inspiração.
Iniciou sua vida artística a partir das poesias e crônicas que enquanto criança escrevia, relatando a rotina das mulheres de sua família. Professoras, Donas de casa, Costureiras, Daniel sempre acompanhou a luta feminina e viu sua avó materna trabalhando na lavoura para criar seus filhos.
Com o passar do tempo o artista ganhou visibilidade no cenário literário da cidade através de oficinas e feiras dedicadas à literatura maranhense. E aos 17 anos Montelles dedicou-se a cantar em um palco de igreja, e não parou mais o interesse em ligar a literatura à música.
Em uma oficina literária no ano de 2014 ganhou destaque com o seu texto “Máquinas de Maria”, berço do qual nasceu suas inspirações até hoje.
O Ludovicense mudou-se para Curitiba por questões de trabalho e estudo, e esse trânsito territorial foi importante para se dedicar integralmente à música, dando vida às composições de artistas nacionalmente conhecidos, mais em sua maioria músicos independentes.
Recentemente no ano de 2021 lançou “Imensidão”, seu primeiro EP autoral.
Desde quando se mudou para a capital paranaense, o artista-intérprete integrou espaços de pesquisas negras e suas trajetórias, conhecendo então o candomblé, o tambor de mina fortemente tocado em sua cidade natal e a umbanda.
Os saberes e filosofias africanas trouxeram a direção para Daniel Montelles seguir cantando seu povo e suas referências negras desde a infância. Montelles que já está em estúdio gravando seu próximo single para lançamento em Novembro, agora busca também homenagear as vozes femininas de sua família, gerando espaços de fala no qual o protagonismo das Marias ganha destaque.
O repertório é composto a partir de músicas autorais inéditas de Daniel. O artista é acompanhado por Matheus Braga no violão.
A duração do espetáculo é de aproximadamente 60 minutos e o público-alvo são jovens e adultos da comunidade em geral.
Serviços show Matriz
Datas : 04/09 – Casa Doce cidra – 20hrs
16/09 Casa Heitor sesi – 20hrs
Endereço: Rua Cândido Xavier, 521 – Água Verde – DOCE DE CIDRA
Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro – CASA HEITOR
Ingressos : Casa doce cidra – Sympla
Casa Heitor – Entrada franca
.
Foto: divulgação