Saiba como evitar o desconforto durante as viagens de férias.
O final de ano já chegou e com ele a tão esperada férias de verão! Muita gente gosta de aproveitar este período pra colocar o pé na estrada e tirar alguns dias de descanso, lazer e renovação.Viajar é bom demais, mas desde a saída de casa até o seu destino final é melhor estar preparado pra sair da rotina e encarar este novo percurso. E pra isto, nada melhor que tomar alguns cuidados e tornar as férias ainda mais proveitosas! Sabemos que pra fazer uma boa viagem é preciso estar atento e focado na direção, então é bem importante priorizar uma boa noite de sono e deixar sua energia recarregada até pegar no volante no outro dia. Antes de sair de casa, tenha cuidado com o peso excessivo da mala que pode exigir um esforço redobrado na hora de carrega-la. Neste caso, esteja atento ao movimento do corpo ao pegar a mala no chão, portanto lembre-se de dobrar os joelhos ao se agachar e de manter a coluna na postura ereta. Uma boa opção neste caso é dar preferência por malas com rodinhas e alça ajustável em relação à altura de cada pessoa.
Para encarar as horas e horas no trânsito, é bom usar roupas soltas e confortáveis, nada que aperte o corpo, principalmente na região da cintura. Além disso, é bom ajustar o banco do carro na posição mais adequada. O ideal é não restringir seus movimentos quando estiver dirigindo, mantendo as costas inteira no encosto, de modo que as mãos alcancem o volante sem esforço, mantendo os cotovelos ligeiramente flexionados. As pernas do motorista precisam estar em uma posição em que ele consiga pressionar a embreagem até o final sem tirar as costas do apoio, mantendo os joelhos fletidos a 135 graus e com o banco a mais de 90 graus reclinado para trás. Utilize almofadas ou travesseiros para melhorar posicionamento da lombar. Para os passageiros, além da lombar, procure também fazer o uso de apoio para acomodar a cervical.Programe as paradas em seu trajeto!Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), é recomendado ao motorista fazer pelo menos duas paradas em viagens acima de 3 horas. Isto porque o corpo não se adapta de uma hora para outra a uma postura ou uma atitude que você não tem o hábito de fazer. Por isso, aproveite estes momentos também para fazer alongamentos da coluna, pernas e braços. Isto auxilia a evitar aquelas sensações de desconforto pelo corpo.Você pode realizar também alguns movimentos durante a viagem. O simples movimento do pescoço, dos ombros e dos braços ajuda a aliviar a tensão causada pelo longo tempo que ficamos na mesma posição.Além das articulações, nosso sangue também precisa de movimento através de gestos simples como abrir e fechar as mãos, assim como mover os pés com movimentos de bombeio para facilitar seu retorno sanguíneo.Em viagens de avião, as chances de complicações vasculares aumentam, já que a pressurização das cabines causa um inchaço maior nas pernas.
A orientação é usar uma meia de compressão suave ou média e, assim como para as pessoas que irão pegar a estrada de ônibus, é indicado levantar de 2 em 2 horas e caminhar pelos corredores, durante um tempo de 10 minutos.A última e valiosa dica para sua viagem: hidrate-se! Leve uma garrafinha junto com você para assim não se esquecer de beber água! Para a próxima parada, aproveite estas dicas para curtir sua viagem do início até a chegada ao seu destino! Boas férias!