Ensaio do espetáculo Reticência(s), da Téssera Companhia de Dança da UFPR. Fotos: Christian Alves
.
A obra coreográfica se refere às regiões mais confusas da mente, do corpo e da memória da personagem Alaíde, protagonista da peça teatral Vestido de Noiva. Acidentada e em coma, ela traça uma linha de raciocínio fragmentado – não linear – sobre os eventos que aconteceram ou pensa que tenham acontecido à medida que se envolve e interage com diferentes personagens nos planos da realidade, da memória e da alucinação.
Ensaio do espetáculo Reticência(s), da Téssera Companhia de Dança da UFPR. Fotos: Christian Alves
.
As personagens, envolvidas na trama dançante, narram as diferentes versões e impressões individualizadas, para explicar o acidente/crime envolvendo Alaíde. Como testemunhas psicológicas do ocorrido no presente e no passado, cada personagem envolvido ou cada cena coreográfica aponta uma pista para se tentar elucidar os possíveis motivos pelos quais o assassino chegou ao extremo de seu ato violento – o atropelamento e a fuga. Junto à narrativa principal encontra-se, em aderência, o passado de Madame Clessi, assassinada por seu jovem amante, no início do século XX em seu famoso bordel.
.