Você não pode perder, neste sábado, dia 14, o lançamento da HQ Tina – Respeito (história em quadrinho), da autora Fefê Torquato, na livraria mais legal de Curitiba, especializada nas graphic novels, a Itiban.
A Tina, antiga personagem dos gibis da Turma da Mônica, foi criada por Mauricio de Sousa em 1964. Na época, Tina era uma pré-adolescente com visual hippie e cheia de gírias modernas e dividia histórias com os irmãos Toneco e Toim, o papagaio Palestrino e a avó Vovoca. Hoje, ela já tem 21 anos e é uma jornalista cheia de opinião. Ficou curioso?
A ideia desse livro surgiu como um projeto da Mauricio de Sousa Produções que consiste em histórias dos personagens do estúdio feitas por artistas brasileiros consagrados e com estilos diferentes do padrão das revistas mensais, chamado Graphic MSP. A 24ª Graphic MSP é a HQ da Tina, com o título Respeito, que traz um delicado e importante tema: o assédio.
A autora, Fefê Torquato (catarinense), recebeu o convite para participar desse projeto fantástico em agosto do ano passado. “Quando o Sidão me ligou me convidando a fazer a graphic da Tina eu fiquei obviamente feliz, mas também preocupada já que eu não era tão familiarizada com a personagem quanto à Turma da Mônica”, revela a autora. “Ainda me deixou receosa ter que tratar de um tema tão sério quanto o assédio, que já havia sido definido e sobre o qual eu teria de desenvolver”, explica . “Mas no decorrer do processo, enquanto eu fui escrevendo o roteiro, eu me aproximei muito dela, e descobri que a Tina é incrivelmente carismática”, conta Fefê. Sobre o processo de criação, a autora diz que desde o início buscou deixar a personagem livre pra cativar o leitor por conta própria. “Tentei mostrar detalhes da rotina dela como pano de fundo pra história central, são várias histórias acontecendo ao mesmo tempo e eu acredito que isso enriquecesse a HQ e torna tudo mais verossímil”, descreve.
Se você não conhece a Tina, talvez se surpreenda com o fato de que uma personagem de uma produção ainda considerada infantil por muitos brasileiros traga em sua edição um tema tão polêmico e “adulto” como o assédio, mas ela (Tina) é uma mulher à frente de seu tempo. “Ela foi feita para todo mundo, para que o leitor, nem que por alguns minutos, se ponha no lugar de uma mulher vivendo na nossa sociedade preconceituosa e machista”, diz a autora. “Mas a história conversa com as mulheres em especial, e os homens precisam de uma certa sensibilidade e capacidade de empatia maior pra poder compreendê-la mais profundamente”, finaliza.
A arte aquarelada e os traços fortes são característicos da autora que já publicou outra HQ, esta independente, com bastante repercussão: Gata Garota, história da Gigi, uma garota que passa metade do seu tempo dormindo, a outra metade comendo e o dia inteiro entediada.
O lançamento da Tina – Respeito, de Fefê Torquato, com sessão de autógrafos, acontece nesse sábado, dia 14 de setembro, na Livraria Itiban, no centro de Curitiba, a partir das 16 hs. A entrada é gratuita. A mediação do bate-papo ficará por conta da jornalista Juana Dobro.
Sobre a Itiban
A Itiban Comic Shop, livraria mais legal de Curitiba, surgiu em 1989 na rua Visconde do Rio Branco, em Curitiba. Passou por outros endereços e agora está na Av. Silva Jardim, número 845. A livraria completa esse ano, dia 12 de outubro, 30 anos de existência (resistência). O espaço não é só uma livraria comum, mas um verdadeiro expoente cultural, com eventos e bate papos com artistas, incentivando a leitura e a produção de quadrinhos, zines e graphic novels. Um verdadeiro deleite para os “nerds” de plantão, conduzido pela fantástica Mitie Taketani (personagem ilustre da cena em Curitiba e no Brasil).