Nessa sexta (21) começa a 32ª edição da Copa Africana de Nações, no Egito. A competição irá até 19 de julho e terá transmissão do DAZN para o Brasil. Disputado a cada dois anos, é o torneio mais importante do continente.
Regulamento:
A CAN teve o número de participantes ampliado de 16 para 24 seleções. Com isso, uma fase foi adicionada ao torneio. Serão seis grupos com quatro equipes, sendo que as duas primeiras mais os quatro melhores terceiros colocados avançam às oitavas de final, como na Copa do Mundo feminina.
Classificados:
As seleções precisaram passar por uma eliminatória para ver quem disputaria a competição. Ela foi dividida em duas etapas: Na primeira, as seis piores do ranking se enfrentaram em turno e returno. Os três melhores se juntaram a outras 45 seleções, totalizando 48 equipes que, para a segunda etapa, foram divididas em 12 grupos de quatro. Os dois melhores de cada chave garantiram sua vaga.
Entre as participantes estão seleções tradicionais como Egito, heptacampeão do torneio, o vencedor da última edição Camarões, detentor de cinco títulos, a tricampeã Nigéria e Costa do Marfim, com duas taças. Porém, o inchamento da competição permitiu estréias e retornos de países de pouco renome no futebol, o que torna a CAN desse ano ainda mais interessante.
É o caso de Madagascar, que passou em 2º no grupo A, Mauritânia, líder do grupo I depois de vencer Botsuana por 3 a 0, e Burundi. Voltam ao torneio Guiné Bissau (caiu na fase de grupos em 2017) e Tanzânia (participou pela única vez em 1980).
As Seleções:
Até agora, todos os grandes nomes estão confirmados. A dupla de craques do Liverpool, Salah e Mané, representam Egito e Senegal, respectivamente; Mahrez, do City, está com a seleção argelina, mesmo caso dos portistas Brahimi (também da Argélia) e Aboubakar, (Camarões).
Quer saber quais serão os desafios desses craques? Confira os grupos:
Grupo A:
- Egito;
- Zimbábue;
- República Democrática do Congo;
Grupo B:
- Nigéria;
- Guiné;
- Madagascar;
- Burundi;
Grupo C:
- Senegal;
- Argélia;
- Quênia;
- Tanzânia.
Grupo D:
- Marrocos;
- Costa do Marfim;
- África do Sul;
- Namíbia;
Grupo E:
- Tunísia;
- Mali;
- Mauritânia;
- Angola;
Grupo F:
- Camarões;
- Gana;
- Benin;
- Guiné Bissau.
O primeiro jogo será às 17h dessa sexta (21) entre Egito e Zimbábue. Lembrando que a Copa Africana de Nações será transmitida pela DAZN.